ADEUS MOEBIUS! JEAN GIRAUD (1938-2012)

JEAN "MOEBIUS" GIRAUD (1938-2012)

Na adolescência eu habitava uma pequena cidade do interior tão insípida que o tédio grudava na pele e corroía até os ossos. Lembro que numa tarde modorrenta de verão eu me refugiei na biblioteca municipal, desesperado em encontrar algo que me despertasse do torpor crônico que a cidade me proporcionava, quando me deparei com uma obra em quadrinhos intitulada “O Homem é Bom?”. Foi meu primeiro e fascinante contato com a obra de Jean Giraud, ou simplesmente Moebius. Além de notório ilustrador, não podemos esquecer de suas contribuições para o mundo do cinema. Moebius tinha uma relação intrínseca com a sétima arte, contribuindo na concepção artística de filmes como “Alien, O Oitavo Passageiro”, “O Segredo do Abismo”, “Tron- Uma Odisséia Eletrônica”, “O Quinto Elemento”, entre outros, além de dirigir o curta-metragem “La Planète Encore” e a série de tv “Arzak Rhapsody”. E seu envolvimento com o genial cineasta Alejandro Jodorowsky nos brindou com a delirante space opera “Incal”. Obrigado Moebius por um dia ter me salvado do marasmo da mediocridade, e por ter me apresentado sua visão tão peculiar do universo!

3 Comentários

Arquivado em Fantasia, Fantástico, hq, R.I.P, Sci-fi

3 Respostas para “ADEUS MOEBIUS! JEAN GIRAUD (1938-2012)

  1. Marco Antonio

    Texto sucinto e, ´para variar`, NA MOSCA.
    O Moebius chegou a trabalhar mesmo em TRON e THE ABYSS, ou a obra dele apenas `influenciou` o visual desses longas?
    Adorei a expressão TORPOR CRÔNICO…tenho q pagar Copyrights ou posso ´afanar` a dita cuja?

  2. Marco, o Moebius consta nos créditos do departamento de arte como “conceptual artist”, tanto de Tron como The Abyss. No momento estou cobrando R$1,00 por toda vez que o termo “torpor crônico” é utilizado, rs.

  3. Marco Antonio

    Hahhaahaha.
    Onde se lê COPYRIGHTS, favor ler COPYRIGHT.

Deixe um comentário

