VENENO PARA AS FADAS NO PROJETO RAROS

Projeto Raros da Sala P. F. Gastal (Usina do Gasômetro – 3º andar) apresenta nesta  sexta-feira, 17 de setembro, às 20h, o filmeVeneno para as Fadas (Veneno para las Hadas /1984), de Carlos Henrique Taboada.

Um dos grandes operários do cinema mexicano, Carlos Henrique Taboada (1929-1997) dirigiu 19 filmes e roteirizou mais de 70, investindo nos mais diversos gêneros, do western ao drama, mas foi no horror e na fantasia que ele encontrou a sua voz. Suas investidas no horror gótico renderam seus trabalhos mais representativos, obras como Hasta el Viento Tiene Miedo (1968), El Libro de Piedra (1969) e Más Negro que la Noche (1975), se tornaram filmes de culto, influenciando diretores como Guilhermo Del Toro, que costuma citar a grande importância de Taboada na concepção de seu imaginário fantástico.

Produzido em 1984, Veneno para as Fadas (penúltimo trabalho de Taboada para o cinema) nos impõe uma tétrica imersão no universo infantil. A solitária Verônica (Ana Patrícia Rojo) faz amizade com uma nova colega de classe, Flávia (Elsa Maria Gutiérrez). Entre as duas surge uma estranha relação de poder e submissão, onde Verônica convence a nova amiga de que ela não é uma criança comum, mas sim uma poderosa bruxa. A farsa proposta por Verônica vai tomando rumos trágicos, afetando drasticamente a vida das duas crianças. Uma cruel visão da infância, em que o choque entre fantasia e realidade toma rumos inesperados. É notável a influência de Veneno Para as Fadas na concepção de O Labirinto do Fauno, de Del Toro, uma das mais instigantes obras contemporâneas sobre o poder da imaginação infantil.

A sessão será comentada pelo crítico de cinema Carlos Thomaz Albornoz (entrada franca).

Anúncios

1 comentário

Arquivado em Drama, Fantasia, Horror, Suspense

Uma resposta para “VENENO PARA AS FADAS NO PROJETO RAROS

  1. Pingback: Tweets that mention VENENO PARA AS FADAS NO PROJETO RAROS « Cinema Ex Machina -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s